NOTA DA ASSPRA À SOCIEDADE NOVACRUZENSE



A Associação dos Praças da Polícia Militar da Região Agreste do RN - ASSPRA vem a público manifestar seu apoio ao honrosos Policiais Militares da região e externar, em especial,  à sociedade novacruzense que:
O 8º Batalhão de Polícia Militar e toda a sua região são compostos por policiais extremamente devotados a sua missão. São profissionais íntegros,  honestos e compromissados com a sociedade. Além disso, grande parte do efetivo reside na área. 



Um bom exemplo é o município de Nova Cruz, onde há cerca de 250 militares que moram nesta localidade. São policiais orgulhosos, que se sentem privilegiados de poderem realizar seu trabalho na sociedade da qual fazem parte, buscando assegurar a seus conhecidos, amigos e familiares.

Com isso, percebe-se uma dedicação intensa desses PMs no cumprimento de suas tarefas, mesmo diante das adversidades, tanto estruturais quanto legais. O município, por exemplo, não dispõe de uma delegacia 24h, por questões alheias ao policial e à própria Polícia Militar.

Os blogs da região têm o seu papel de informar, investigar e denunciar os problemas sociais. Devem, contudo, fazê-lo com responsabilidade. Praticar o sensacionalismo em busca de audiência, mesmo à custa da verdade, leva à sociedade um temor desnecessário e inverossímil, não condizente com a realidade. 
Em Nova Cruz, a noite NÃO “é dos bandidos”, como foi imprudentemente alardeado. Atendo-nos à verdade dos fatos e dos números obtidos em órgãos oficiais, percebemos um quadro completamente diferente. 

A notícia verídica deveria, e alguns blogs posteriormente o fizeram, informar que, na quinta-feira (21), a PM do 8º BPM, prendeu os três acusados de praticarem assaltos nas duas noites anteriores. Esse resultado, que mostra o compromisso da corporação com a sociedade, foi possível graças ao apoio do GTO, RP 803 e do Serviço Reservado.

Reforce-se: levantamento de dados oficiais mostra um quadro oposto daquele divulgado por um trabalho imponderado e descuidado por parte de alguns blogs. Além de que tais dados remontam que,  proporcionalmente, Nova Cruz é uma das mais tranquilas do RN. 

“Nova Cruz tem o privilégio de ser uma das cidades mais bem policiadas do Rio Grande do Norte. Além de tudo, o efetivo é composto por policiais que aqui residem e sentem uma enorme satisfação em poder servir à sociedade da qual fazem parte, não só como policiais, mas como cidadãos nova-cruzenses. Cabe, contudo, a cada cidadão deste município recordar-se que a Segurança Pública não é dever apenas da polícia, é um dever de todos. Presencio diuturnamente pessoas caminhando ao fim de tarde, portando ostensivamente seus celulares e outros pertences de valor, e algumas vezes até o fazem sozinhos, tornando-se assim vítimas em potencial”,_ disse o presidente da Associação de Praças da Polícia Militar da Região Agreste do RN (ASSPRA PM RN), o Cabo Lira. 

Por isso, a ASSPRA ressalta que apoia o jornalismo sério, capaz de contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e, portanto, para a construção de uma sociedade mais democrática. Preservar esse papel, porém, exige responsabilidade dos profissionais de comunicação. Que tal dever seja lembrado no momento de se divulgar uma notícia sem a averiguação da realidade.


Fonte:
Assessoria de imprensa ASSPRA PM RN
Postagem Anterior Próxima Postagem