#RevoltadoBusão faz protesto junto com MST nesta quinta em Natal...


Nova manifestação foi confirmada após plenária realizada na UFRN.
Expectativa é reunir 1 mil pessoas, a partir das 7h, no Centro Administrativo.

Anderson Barbosa Do G1 RN
#RevoltadoBusão e MST se uniram para protestar pelas ruas de Natal (Foto: Igor Jácome/G1)#RevoltadoBusão e MST devem se unir novamente para protestar em Natal (Foto: Igor Jácome/G1)
A coordenação coletiva do movimento denominado #RevoltadoBusão decidiu realizar mais um protesto contra o recente aumento da passagem de ônibus em Natal e por melhorias no sistema de transporte público da capital potiguar. A nova manifestação, batizada de ‘Revolta do Busão e MST’, foi confirmada para as 7h desta quinta-feira (23) no Centro Administrativo do Estado, no bairro de Candelária. A expectativa, segundo nota enviada ao G1 pela comissão de comunicação do movimento, é reunir, juntamente com o Movimento dos Sem Terra, mais de 1 mil pessoas em frente à Governadoria.
Na última terça (21), manifestantes dos dois movimentos, juntamente com o Grito da Seca, organizado por representantes da Federação dos Trabalhadores Rurais do Rio Grande do Norte (Fetarn) – que cobram do governo estadual ações mais eficazes de combate à estiagem – caminharam juntos para protestar no Centro Administrativo. Membros do MST estão acampados no Centro Administrativo desde então.
Na ocasião, segundo a Polícia Militar, os três atos reuniram pouco mais de 400 pessoas. Os organizadores dos movimentos, no entanto, estimaram que mais de 7 mil pessoas participaram da manifestação conjunta. A união aconteceu depois que a Justiça Federal proibiu que os manifestantes interditassem trecho da BR-101, nas proximidades do viaduto de Ponta Negra, local que inicialmente havia sido marcado como ponto de concentração do #RevoltadoBusão.
Na nota enviada , o comitê de comunicação do movimento acrescenta que “detalhes sobre a mobilização não serão divulgados para evitar violência policial”. No primeiro protesto, realizado  no dia 15 deste mês, quando parte da BR-101 foi interditada pelos manifestantes, policiais rodoviários federais e militares usaram bombas de efeito moral, gás lacrimogênio, balas de borracha e spray de pimenta.
 
Leia abaixo a íntegra da nota:
Nota oficial da Comissão de Comunicação da Revolta do Busão
A comissão de Comunicação da Revolta do Busão  vem por meio de nota informar que, na plenária realizada  na noite desta  quarta (22/05),  os participantes do movimento decidiram de forma  democrática as próximas atividades  que serão realizadas objetivando  real melhora na qualidade do transporte público oferecido à população e a  redução imediata do aumento na tarifa de ônibus.
Após a apresentação de diversas propostas, a plenária decidiu que a Revolta do Busão participará de atividade conjunta com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). A atividade será realizada na manhã desta quinta-feira, a partir das 7 horas. A concentração acontecerá na governadoria, onde os trabalhadores do MST já estão acampados. Mais detalhes sobre a mobilização não serão divulgados para evitar violência policial.
A Revolta do Busão se posiciona em total solidariedade a pauta  de lutas dos trabalhadores Sem Terra.  O nosso movimento agradece o apoio dos trabalhadores/as do MST na luta por um transporte público de mais qualidade. Entendemos que a participação da Revolta do Busão na atividade do MST vem demonstrar que as lutas travadas pelos movimentos e mobilizações de caráter social precisam estar, cada vez mais, integradas.  Unindo o campo e a cidade, o trabalhador rural e o estudante.
Ainda informamos que a plenária decidiu pela realização de uma nova atividade de mobilização na tarde da segunda-feira, 27/05.  Por razões de segurança, só divulgaremos os detalhes dessa atividade posteriormente. 
As únicas atividades definidas pelos participantes da Revolta do Busão, reunidos em  Plenária na UFRN,  foram as duas acima citadas.
Comissão de Comunicação da Revolta do Busão
G1 RN
Postagem Anterior Próxima Postagem