Detentos de penitenciária de Santarém fazem greve de fome...


14/05/2013 17h28 - Atualizado em 14/05/2013 17h28


447 presos se recusam a comer desde a última terça-feira, 13.
Segundo a Susipe, detentos protestam contra demora de julgamentos.

Do G1 PA

Mais de 440 presos do Centro de Recuperação Silvio Hall de Moura (CRSHM) e do setor de triagem da Polícia Civil estão em greve de fome, em Santarém, oeste do Pará. Segundo a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), os detentos protestam contra a demora dos julgamentos, que mantêm muitos deles encarcerados sem que haja condenção judicial.
O protesto começou na segunda-feira (13). De acordo com a Susipe, 447 internos do CRSHM se recusam a sair das celas para o banho de sol e também a receber as refeições. Vinte mulheres não aderiram ao movimento.
Ainda segundo a Susipe, a Justiça já foi informada sobre o caso, mas não se pronunciou até o momento.  Em nota, a superintendência informou que como o protesto é pacífico e não há nenhuma reivindicação direcionada à Susipe, o órgão estadual não tem o que negociar.
O diretor da casa penal, Andresson Palheta, declarou que o protesto prejudica o andamento das audiências. “As audiências estão prejudicadas, os internos não querem sair das celas. Os juízes das varas já estão sabendo. Sendo pacífico, não há porque a gente tomar qualquer tipo de iniciativa”, completou.
Em nota, a Susipe informou ainda que no CRSHM, a alimentação é produzida na própria unidade prisional. Para evitar desperdícios, a cozinha está servindo apenas refeições para a ala feminina, que não aderiu ao protesto. O CRSHM custodia hoje 467 internos, dos quais 447 são homens e 20 mulheres.

G1
Postagem Anterior Próxima Postagem