Inscrições para curso de formação de oficiais segue até o dia 21 ...

AERONÁUTICA »
 
Publicação: 09/05/2012 12:19 Atualização:

 
Com a execução técnico-administrativa da Escola Preparatória de Cadetes-do-Ar (Epcar), a Aeronáutica do Brasil anunciou nesta semana a abertura do Exame de Admissão (EA) aos cursos de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV), Intendentes (CFOINT) e de Infantaria (CFOINF) para o ano de 2013.

Segundo consta em edital são 70 vagas destinadas a voluntários entre 17 e 23 anos, com ensino médio completo, sendo 30 para Oficiais Aviadores de ambos os sexos, 25 para Oficiais Intendentes também de ambos os sexos e 15 para Oficial de Infantaria do sexo masculino.

Aos interessados, a Aeronáutica informa que as inscrições poderão ser realizadas de 30 de abril a 21 de maio pelo site www.epcar.aer.mil.br ou pelo endereço eletrônico www.fab.mil.br, sob pagamento de taxa no valor de R$ 70,00.

De acordo com dados do certame, os inscritos serão submetidos a Exame de Escolaridade, Inspeção de Saúde (Inspsau), Exame de Aptidão Psicológica (EAP), Teste de Aptidão à Pilotagem Militar (Tapmil) - somente para o CFOAV e Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF) em diferentes etapas, sendo que a participação em cada uma delas só será garantida a candidatos considerados aptos nas fases anteriores.

Os candidatos que obtiverem sucesso em todas as etapas citadas serão convocados a realizar matrícula e iniciar um dos cursos no dia 16 de janeiro de 2012. Sua estadia será de quatro anos em regime de internato, sendo que nos primeiros seis meses passará por estágio probatório. Nesse período fará jus à remuneração fixada na legislação específica, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária - sem direito a dependentes. Os cursos acontecerão na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, São Paulo.

Ao término dos cursos serão nomeados Aspirantes-a-Oficial da Aeronáutica e serão distribuídos nas Organizações Militares do Comando da Aeronáutica.

Etapas
    1ª - Exame de Escolaridade (prova escrita - língua portuguesa, física, matemática e língua inglesa) as 9h10 do dia 5 de agosto nas Organizações Militares localizadas em Belém (PA), Recife (PE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Campo Grande (MS), Porto Alegre (RS), Brasília (DF) e Manaus (AM);
    2ª - Inspeção de Saúde (Inspsau) entre 18 de setembro e 10 de outubro de 2012;
    3ª - Exame de Aptidão Psicológica (EAP) entre 24 de setembro e 5 de outubro de 2012;
    4ª - Teste de Aptidão à Pilotagem Militar (Tapmil) - somente para o CFOAV - 27 a 30 de novembro de 2012;
    5ª - Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF) de 10 a 12 de dezembro de 2012.

Mais sobre os cursos

    CFOAV - visa preparar o Cadete Aviador à pilotagem militar e garante graduação de Bacharel em Ciências Aeronáuticas com habilitação em Aviação Militar;
    CFOINT - visa a formação administrativa no desempenho de funções para gerir as atividades financeiras e logísticas das Organizações Militares da Força Aérea e garante graduação de Bacharel em Ciências da Logística com habilitação em Intendência da Aeronáutica.
    CFOINF - visa o desempenho de funções para gerir as atividades desenvolvidas nas Unidades de Infantaria, incluindo as tarefas de operações especiais, emprego de tropa, de autodefesa das Organizações da Força Aérea e de defesa antiaérea e garante graduação de Bacharel em Ciências Militares, com habilitação em Infantaria da Aeronáutica.
 
DN Online
Postagem Anterior Próxima Postagem