Agentes fazem paralisação em todo RN...

Os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte realizam paralisação hoje, quarta-feira. O Sindicato dos Agentes Penitenciários aguarda posicionamento do Governo do Estado sobre a pauta de reivindicações da categoria e sem respostas optou pela paralisação nas unidades prisionais.

Desta vez, os agentes irão cruzar os braços, como forma de protesto, deixando de fazer escolta de presos, além de revistas em alimentos e familiares durante as visitas aos detentos. Serviços essenciais e manutenção das atividades nas carceragens serão mantidos. A medida foi decidida em assembleia realizada ainda na semana passada.

A presidente do Sindasp-RN, Vilma Batista, explica que antes mesmo da paralisação realizada no fim de semana passado, os agentes cogitavam cruzar os braços hoje, caso o Governo continuasse sem sinalizar com negociação.

"Fizemos a paralisação no sábado e domingo e, como continuamos sem um posicionamento, vamos parar novamente. Na quinta-feira (3), teremos uma assembleia em Mossoró e, na sexta-feira (4), vamos nos reunir em Natal. A partir daí, vamos decidir se chegou a hora de se deflagrar uma greve por tempo indeterminado", afirma.

Os agentes penitenciários pedem melhorias estruturais nas cadeias e presídios, bem como um reajuste salarial. O Sindicato vem tentando e não consegue marcar um encontro com a governadora Rosalba Ciarlini ou com os representantes do Gabinete Civil para discutir o assunto.

Vilma Batista ressalta que realizar uma greve não é o objetivo dos agentes tendo em vista que a atual população carcerária é incompatível com a quantidade de servidores atuando na segurança dos presídios e uma paralisação geral poderia causar grandes transtornos para o sistema prisional.



Fonte: Tribuna do Norte
Postagem Anterior Próxima Postagem