NO POSTO FISCAL » Caminhoneiros denunciam roubos, venda de drogas e prostituição no RN...


Publicação: 22/04/2012 08:30 Atualização:

Paulo de Sousa - O Poti

Sem policiamento fixo, uma repartição pública do governo do estado está se tornando ponto de venda de entorpecentes e de prostituição, além de oferecer riscos à integridade física e patrimonial de caminhoneiros, que sofrem ameaças de travestis e têm seus pertences roubados. Trata-se do posto fiscal Caraú, no município de Baía Formosa, por onde, diariamente, passam cerca de mil caminhões por dia. O local deveria contar com uma equipe fixa de quatro policiais militares por dia da Companhia PM de Canguaretama, mas, segundo o próprio comandante da unidade, capitão PM Marcones Fernandes, eles não estão trabalhando no posto porque a Secretaria Estadual de Tributação (SET) não paga as diárias dos policiais desde dezembro do ano passado. "A escala de serviço está aqui pronta. Assim que pagarem, eu tenho homens já definidos para irem trabalhar no posto".

O posto fiscal fica às margens da BR-101, em Baía Formosa, na divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba. Segundo o subdiretor do posto, Sérgio de Souza Medeiros, costumam circular diariamente pelo local uma média de 800 a mil caminhões, para conferência de notas fiscais e recolhimento de impostos. Esses veículos ficam no pátio do posto enquanto os caminhoneiros fazem a checagem da documentação junto aos auditores fiscais. O momento de maior movimentação é no período da noite, quando há uma média de 100 caminhões parados no local.

E é exatamente no período noturno em que os problemas ocorrem, conforme o relato de alguns dos caminhoneiros. Um deles, Luiz Antônio Teles, 40 anos, é taxativo: "depois das 18h até dar 4h, sua segurança acabou". Ele relata que várias prostitutas e travestis costumam frequentar o local nesse horário e são essas pessoas que cometem diversos delitos no local. "São os travestis que trazem drogas para vender por aqui. Eles oferecem para os que ficam nas cabines". O caminhoneiro diz já ter sido intimidado por um grupo de travestis que circula pelo posto. "Uma vez um deles veio me pedir dinheiro e eu disse que não tinha. Então ele fechou a porta do meu caminhão com bastante força que eu pensei até que iria quebrar o vidro. Tive muita raiva na hora, mas quando olhei para fora do veículo, tinha outros sete com ele. E não adianta revidar, eles são travestis, mas são homens, com a mesma força de alguém como eu. Ainda mais em grupo assim".

O medo de muitos também é o de ter seus pertences roubados. O caminhoneiro William Dantas, 36 anos, conta que já teve três das lâmpadas laterais de sua carreta roubadas naquele posto. Já o seu colega de profissão Fabiano Francisco dos Santos, 32, diz que a escuridão à noite no pátio do posto é que gera todo o temor. "A pessoa nem consegue dormir direito com o medo de se levantar e perceber que foi roubado de alguma maneira. Ou então, como a escuridão aqui é tremenda, a gente teme sair do caminhão e ser surpreendido de alguma forma, ou mesmo voltar ao veículo e ver que algo foi levado". Fabiano relata que já ouviu falar de furtos de vários objetos, como bateria do caminhão, do botijão de gás para uso dos caminhoneiros ou mesmo do pneu de reserva. "Até mesmo para ir tomar banho é um perigo, pois tudo aqui é escuro demais".

O caminhoneiro Carlos Luiz Meira, 40 anos, também relata violências sofridas por outros colegas no posto fiscal de Caraú. "Eu já vi um companheiro ser amarrado e jogado no canavial atrás do pátio e ninguém fez nada. Outro dia, aqui, um caminhoneiro quase foi assaltado. Foi sorte ele ter conseguido correr". Ele é mais um que confirma que são as prostitutas que fazem a venda das drogas e os travestis fazem os pequenos furtos aos caminhões ali parados. A opinião é a mesma de Maurinécio José da Silva, 30, acrescentando que "não tem condições de serem outras pessoas". Ele reclama ainda do banheiro existente no local para uso dos caminhoneiros. "Ninguém limpa e fica uma sujeira insuportável. Sem falar que à noite é muito escuro para ir lá", comenta o caminhoneiro. A falta de higiene no banheiro destinado aos caminhoneiros foi presenciada pela equipe do Diário de Natal. No momento em que era feita a reportagem no posto fiscal, o banheiro encontrava-se com fezes espalhadas pelo chão e bastante lixo ao redor. Contudo, ainda enquanto a equipe do DN estava ali, um funcionário da limpeza foi lavar o banheiro.

Depredação e insegurança

O subdiretor do posto, Sérgio Medeiros, explica que deveria haver uma equipe diária com quatro policiais no local. Contudo, desde o final de 2011 eles não tiram mais serviço no posto fiscal porque as diárias que eram pagas aos PMs para fazerem esse trabalho deixaram de ser pagas. "Eles chegaram até a voltar quando a remuneração foi paga em fevereiro. Mas em março voltaram a cortar e eles não vieram mais". Medeiros admite que a falta de segurança é prejudicial tanto para quem trabalha no posto como, principalmente, aos caminhoneiros parados no pátio. "Eles correm o risco de terem a carga ou outros valores roubados".

Sérgio Medeiros se diz ciente da prostituição, do tráfico de drogas e dos pequenos furtos que ocorrem à noite no posto. "As garotas de programa que aparecem por aqui não deixam os caminhoneiros descansarem em paz". Ele relata ainda que o próprio prédio sofre depredação por causa das prostitutas. "Elas chegam a rasgar as cadeiras na sala dos caminhoneiros, quebram a encanação do banheiro e riscam asparedes. O banheiro do pátio já foi completamente depredado".

Quanto à iluminação deficitária do posto, o subdiretor local afirma que boa parte foi danificada após a obra de duplicação da BR-101 feita pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). "Eles precisaram cortar a fiação dos postes para fazer essa obra e nunca mais religaram. Existem 10 postes de iluminação espalhados pelo pátio, mas apenas cinco deles têm funcionado atualmente. Tinha até menos, mas conseguimos ligar pelo menos dois deles". Já em relação ao banheiro, Sérgio Medeiros garante que a limpeza é feita diariamente, mas "são os próprios motoristas que sujam e depredam o local".

Secretário reconhece dívida e promete pagar

O presidente da Associação dos Praças da Polícia Militar da Região Agreste (Asspra), o soldado PM Heitor Rodrigues, confirma que a ausência dos PMs no posto fiscal de Caraú se deve à falta de pagamento das gratificações. Ele explica que essa remuneração é destinada a pagar aos policiais que na sua folga tiram serviços no posto. Os atrasos, segundo ele, são referentes aos meses de novembro e dezembro dos anos de 2010 e 2011. "Lembrando que não é obrigação dos policiais trabalharem neste Posto. Eles são voluntários e precisam desse extra. Contudo, independente disso, a Companhia PM de Canguaretama faz o patrulhamento no local e atende as ocorrências. Não podemos ficar com uma equipe fixa no posto fiscal, pois traria uma perda ao policiamento na cidade", comenta Heitor.

O comandante da CPM de Canguaretama, capitão Marcone Fernandes diz que a escala de serviço dos policiais que deveriam trabalhar no posto fiscal está pronta, mas devido a falta de pagamento das diárias por parte da Secretaria de Tributação, nenhum dos policiais se dispõem a ir para esse trabalho. Ele detalha que os policiais escalados fazem esse serviço em seus dias de folga para poderem ganhar a gratificação extra, de forma voluntária. "Mas eles só têm intenção de voltar ao posto se for paga a diária. E se eles não vão, não tenho como deslocar do efetivo normal do dia para manter uma equipe fixa lá. Porém, se essa diária for paga hoje, já tenho aqui os nomes de quem deve assumir o serviço no local imediatamente".

O secretário estadual de Tributação, José Airton da Silva, admite o atraso no pagamento das diárias do mês de dezembro do ano passado. Contudo, ele garante que essa gratificação foi para os meses de fevereiro, março e o deste mês também está assegurado. Tanto que os policiais chegaram a fazer o serviço em fevereiro por causa do pagamento. "Mas já estamos providenciando a regularização das diárias de dezembro para que tudo volte ao normal. Não vamos pagar a gratificação de janeiro porque os policiais não trabalharam mesmo naquele mês, entãonão se justifica pagar por um serviço que não foi feito". José Airton garante ainda que está sendo providenciado, junto com a Secretaria Estadual de Infraestrutura (SIN), o reparo dos postes de iluminação do posto fiscal.

Diário de Natal

Nossos comentários: Primeiramente faltou o reporter na fala do presidente da ASSPRA cita que o serviço de Segurança do Posto Fiscal deveria ser feito pela Guarda Patrimonial, como era antes! E abaixo Email do Presidente Heitor para o reporter:

  • Reportagem sobre Posto Fiscal Caraú... Nota da presidência da ASSPRA...‏


Para jpaulo.desousa@gmail.com
De:HEITOR RODRIGUES DE LIMA ASSPRA (heitor.rei@hotmail.com)
Enviada:quinta-feira, 19 de abril de 2012 16:47:38
Para: jpaulo.desousa@gmail.com
O Presidente da ASSPRA ( Associação dos praças da Polícia Militar da Região Agreste), Heitor Rodrigues confirma que realmente esta avendo a ausência dos policiais militares no Posto Fiscal Caraú devido a falta de pagamento das gratificações destinada a pagar aos policiais que na sua folga tiram serviços neste Posto. Os atrasos são referentes aos meses de Novembro e Dezembro de 2010 e 2011. Lembrando que não é obrigações dos policiais trabalharem neste Posto e sim que estes são voluntários e precisam deste extra, mas que independente destes a 2ª CPM faz o patrulamento e atende as ocorrências deste local. A obrigação de guarnecer o bem público é da Guarda Patrimônial que foi retirada a alguns anos !
Postagem Anterior Próxima Postagem